Prefeitura de São João da Canabrava promove Jornada Pedagógica em preparação ao ano letivo

Profissionais de educação participam da Jornada

Na noite desta terça-feira, 06 de fevereiro, a Prefeitura de São João da Canabrava, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o segundo dia da Semana Pedagógica, como preparação para o ano letivo de 2024. O evento aconteceu no Ginásio Municipal São José Batista e concentrou-se nas atividades voltadas aos profissionais da educação municipal.

O ponto de partida foi marcado pela acolhida de todo o corpo docente, seguida pela distribuição de kits e alocação dos participantes.

Kits de material escolar foram entregues para professores

A abertura oficial do evento coube à secretária de educação, Elisângela Chagas, que destacou a importância de trazer profissionais renomados para motivar a equipe educacional. Em entrevista ao portal Folha Atual, Elisângela destacou que a única via para o desenvolvimento pleno dos jovens é a educação.

Elisângela Chagas, secretária de educação

"Todo início do ano letivo, buscamos trazer profissionais de renome para que possam realizar palestras motivacionais. Isso desperta nos professores e na equipe gestora um novo ânimo para enfrentar os desafios que aparecem no ano letivo. Aproveito para agradecer ao prefeito Elson Silva que é um grande gestor na educação, que procura atender sempre às necessidades e demandas que vão surgindo no decorrer do tempo. Sabemos que não há outro caminho para o desenvolvimento pleno de nossos jovens e nossas crianças, que não seja a educação. Espero que tenhamos um ano letivo muito produtivo e que consigamos alcançar todas as metas que estabelecemos para esse ano, pois confiamos no potencial de nossos professores", disse a secretária.

Secretária com Edson Sá e o palestrante Jorge Morgado

O evento foi marcado por uma palestra motivacional conduzida por Jorge Morgado, abordando o tema "Autorresponsabilidade: Encorajamento e Crença na Missão de Educar". Na palestra, Morgado destacou o poder da autorresponsabilidade e enfatizou como uma mente equilibrada e consciente pode impactar positivamente na educação, transformando o ambiente de aprendizado.

"Hoje estou aqui para falar sobre o poder da autorresponsabilidade. A ideia é trazer um compilado desse tema, para que os profissionais de educação tenham consciência do quanto é importante o papel deles na educação do município. Quando a mente do professor está bem, ele estará muito mais preparado para educar, coordenar e orientar. Estando bem consigo mesmo, o professor vai exercer a sua profissão de forma excelente, sabendo qual é a sua missão e seu papel na educação. É importante que o professor esteja bem consigo mesmo para que ele possa transformar o outro", esclareceu o palestrante durante entrevista.

Palestrante Jorge Morgado

Encerrando a noite, um jantar foi oferecido a todos os presentes, promovendo a troca de ideias e fortalecendo os laços entre os profissionais da educação.

Jantar encerrou segundo dia

A programação da Semana Pedagógica teve início na segunda-feira, 05 de fevereiro, com a posse dos novos diretores escolares. O primeiro dia também incluiu uma formação de gestores, com o tema "Gestão e Liderança em Serviço: Foco na otimização dos serviços e resultados", ministrada pelo professor do IFPI e empresário, Tiago Bonfim.

Palestrante Tiago Bonfim

Diretores escolares no primeiro dia

As atividades continuam nesta quarta e quinta-feira, 07 e 08 de fevereiro, com formações pedagógicas sobre a implantação do diário eletrônico, para os professores, oficinas pedagógicas por modalidade de ensino, além de abordar o planejamento e a elaboração de rotinas de estudo.

O último dia de evento contará, ainda, com esclarecimentos sobre a implantação do ensino em tempo integral no município. A secretária de educação, Elizângela Chagas, destacou que a nova política visa atender a 25% dos alunos da Rede Municipal de Ensino, e para isso, a gestão municipal está preparando todas as escolas para atender a essa necessidade, visando continuamente o desenvolvimento, crescimento e aprimoramento dos indicadores educacionais.