I Seminário de Boas Práticas do PPAIC é realizado em São João da Canabrava

O evento reuniu educadores, gestores, alunos e pais de alunos.

A Prefeitura de São João da Canabrava, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último sábado, 19 de agosto, o I Seminário de Boas Práticas do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O evento, realizado no Auditório Municipal, reuniu educadores, gestores, alunos e pais de alunos.

A Secretária Municipal de Educação, professora Elizângela Santos, deu início ao Seminário, ressaltando a importância do encontro entre as equipes que integram o PPAIC, tanto a nível estadual, regional e municipal. Ela destacou o compromisso e a dedicação dos professores que desempenham um papel fundamental na execução das boas práticas, garantindo o sucesso na alfabetização dos alunos.

O evento teve sua abertura marcada por uma emocionante coreografia apresentada pela professora Edilena e os alunos da Educação Infantil, demonstrando a importância do aprendizado através da ludicidade.

Em seguida, o coordenador estadual do PPAIC, Professor Cleverson Moreira, ministrou uma palestra inspiradora com o tema "Das Boas Práticas às Lições Aprendidas: Por uma Educação de Qualidade". Sua apresentação ressaltou a importância das práticas pedagógicas bem-sucedidas e como elas podem transformar a qualidade da educação.

Após a palestra, os professores do ciclo da alfabetização, Carlene e Osildo, e Cristina Neusa, da educação infantil, compartilharam com o público algumas práticas exitosas que têm contribuído significativamente para o aprendizado dos alunos. Foi uma oportunidade valiosa para os presentes conhecerem de perto as estratégias que têm impulsionado o sucesso educacional em São João da Canabrava.

Representando a equipe gestora das escolas, a professora Adeni apresentou o "leiturômetro", uma ferramenta que demonstrou os indicadores de evolução da aprendizagem dos alunos do 1º e 2º anos. Esse instrumento evidenciou os avanços concretos que estão sendo alcançados na alfabetização dos estudantes.

O I Seminário de Boas Práticas do PPAIC encerrou-se em clima de confraternização com um coquetel para todos os presentes. A troca de experiências e o reconhecimento das conquistas obtidas no campo da educação foram elementos essenciais para o sucesso deste evento.

A secretária de educação, Elizângela Santos, ao final do evento, enfatizou: "O Seminário é uma oportunidade de encontro entre as equipes que compõem o programa PPAIC na esfera estadual, regional e municipal e apresentação das boas práticas que têm trazido êxito na alfabetização dos alunos. Parabenizo as equipes pelo trabalho e principalmente os professores, que incansavelmente estão nas salas de aulas executando, com maestria, as boas práticas, garantindo assim, a aprendizagem de nossos alunos."

Elizângela Santos, secretária de educação

Além de Elizângela Santos estiveram também presentes uma equipe da Seduc, representada pelo coordenador Estadual do programa, Cleverson Moreira; pela coordenadora do eixo de fortalecimento da gestão municipal escolar, Jucilene de Souza e pela formadora, Zenilda Rosa; uma outra equipe da 9ª GRE, formada pela coordenadora Regional, Zulmira e as coordenadora Sara (Educação Infantil) e Glênia Régia (Ciclo da Alfabetização); da equipe Municipal do PPAIC, a coordenadora Joana Maria, e os professores formadores, Adjanio Reis e Helena Mafalda, e ainda, a presença do assessor pedagógico, Édson Sá; da Supervisora de Ensino, Mariana Mendes; coordenadores pedagógicos, diretores de escola, professores, alunos e pais de alunos.