Today: 20.May.2019
Educação (14)
10.Mai.2019

                A Prefeitura Municipal de São João da Canabrava-PI, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), criou espaço de leitura voltado para crianças do ensino infantil e ensino fundamental do Ginásio Municipal João José Batista. O espaço, adquirido com recursos próprios, foi criado com intuito de fomentar a pratica da leitura dos alunos da rede municipal de ensino.

                A coleção de livros conta com grande variedade de formas, cores e tamanhos para chamar a atenção das crianças, desenvolvendo assim, através da leitura, a cognição, o raciocínio e o pensamento através de um espaço dinâmico e interativo.

                 A Secretária Municipal de Educação, Elizângela Chagas, comentou sobre a importância da leitura para as crianças: "Acreditamos que o gosto pela leitura se dá através do contato com os livros, logo nos primeiros anos da infância. A aquisição deste acervo, irá proporcionar às nossas crianças o contato com um material riquíssimo, que foi elaborado de forma lúdica, com as mais variadas, formas e cores. Um material que enche os olhos até dos adultos. Fiquei encantada com o acervo, e junto com a prefeita Mércia, decidimos investir na compra desse material, que irá despertar gosto pela leitura nas nossas crianças." Frisou a secretária.

 

02.Mai.2019

                Com intuito de acabar com as classes multiseriadas, que são uma forma de organização nas escolas, na qual o professor trabalha simultaneamente, na mesma sala de aula, com as várias séries do Ensino Fundamental, tendo de atender alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes, a Prefeitura Municipal de São João da Canabrava, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), efetuou a nucleação das escolas da zona rural do município, as quais possuíam um número reduzido de alunos.

                A Secretária Municipal de Educação, Elizângela dos Santos Chagas, com intuito de explicar e sanar as dúvidas da população, esclareceu como funcionará o novo modelo de ensino nas escolas da zona rural do município: "A nucleação, além de ser umas das ações previstas no plano de governo da Prefeita do município, a professora Mércia Abreu, é também uma das metas do Plano Municipal de Educação e uma diretriz do Conselho Estadual da Educação, órgão ao qual o município de São João da Canabrava é subordinado, visto que não possui sistema de ensino próprio”, frisou a secretária.

                De acordo com a Secretária, algumas medidas foram tomadas para melhorar a oferta do ensino com mais qualidade aos educandos.

               "Dentre essas medidas, a maior delas foi a construção, com recursos próprios, de mais 4 salas de aula, na Unidade Escolar Joaquim Romão da Silva, no povoado Serra do Maracujá, a fim de que a escola tivesse estrutura adequada para receber os alunos oriundos de 5 escolas adjacentes, criando assim um núcleo educacional, que oferece a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, A gestão tem convicção de que a nucleação das escolas irá corrigir as deficiências que ainda existiam no processo ensino-aprendizagem de seu município e, sobretudo, pelos frutos que colherão, em poucos anos, na melhoria da qualidade no ensino de suas crianças”, concluiu a Secretária.

22.Abr.2019

                Na manhã desta sexta-feira (12), a Prefeita Municipal de São João da Canabrava, Mércia de Araujo Abreu, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Elizângela dos Santos Chagas, visitaram a Unidade Escolar Joaquim Romão da Silva, no povoado Serra do Maracujá, na zona rural do município. A visita teve como objetivo conferir o resultado final de obra realizada na escola, bem como acompanhar o desenvolvimento do trabalho pedagógico realizado no povoado.  

                Recentemente, a unidade escolar passou por reforma e ampliação da sua sede, com a construção de 4 novas salas de aula para receber os alunos de várias localidade como: Bezerro Morto, Tabuleiro, Ponta da Serra, Cadois e Baixa Fria. Confira abaixo as imagens da visita.

 

21.Mar.2019

No último sábado (16), a Secretária Municipal de Educação do município de São João da Canabrava-PI realizou o Dia D de Mobilização pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A mobilização ocorreu na sede do município e no povoado Conceição e a programação contou com palestras e momentos de esclarecimentos a respeito do novo documento, com a entrega de panfletos à comunidade escolar. Participaram do evento: o núcleo gestor da SME (Secretaria Municipal de Educação),dos diretores, professores, pais de alunos e do Assessor Professor Edson Sá.

 

13.Mar.2019
O Núcleo Gestor e a Equipe de Redatores do Currículo Municipal se reuniram nesta terça-feira (03), na sede da Secretaria Municipal de Educação para tratar de assuntos relacionados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O município de São João da Canabrava, através da Secretaria de Educação, está adequando o currículo municipal à Base Nacional Comum Curricular . Neste sábado, dia 16/03/19, acontecerá o Dia "D " de mobilização da Educação para a divulgação da BNCC, na sede do município e no povoado Conceição.
25.Fev.2019
A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2019, a jornada pedagógica do município de São João da Canabrava. O evento realizado no Ginásio Municipal João José Batista marcou a abertura ao ano letivo de 2019 e teve como tema: “Pilares para a garantia do direito de aprender: Currículo, Formação, Acompanhamento e Avaliação”. A jornada teve início com uma palestra motivacional e durante os demais dias foram tratados assuntos relacionados a implantação da Base e reformulação do Currículo Municipal.

.

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14.Fev.2019

O Ginásio Municipal João José Batista, passou por reformas para receber os alunos matriculados no ensino fundamental a partir do dia 25 de fevereiro, início do ano letivo Município de São João da Canabrava.

Em 2019, a escola municipal completa 30 anos que foi inaugurada. O primeiro prédio público a ser construído na cidade, guarda muitas histórias. Quando a cidade se emancipou em 1988 parte do colégio foi sede da prefeitura e da secretaria de educação. Hoje a Unidade Escolar recebe alunos do ensino fundamental I e II da zona urbana e rural do município e funciona nos turnos manhã e tarde.

06.Abr.2018

A Secretaria Municipal de Educação de São João da Canabrava realizou nesta quarta-feira, 04, a III Conferência Municipal de Educação. O evento acontece na Unidade Escolar João José Batista e reuniu gestores escolares, educadores e representantes da sociedade civil, 

A conferência teve como tema a “Consolidação do Sistema Nacional  de Educação- SNE e o Plano Nacional de Educação -PNE: Monitoramento, avaliação e proposição de politicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

A secretária de Educação do município, professora Elizângela Chagas, fez a abertura oficial do evento e destacou a importância de monitorar a evolução do ensino e  traçar metas visando sempre a qualidade da educação.  

"A conferência municipal é um espaço onde se consolida o princípio constitucional da democratização da gestão educacional por se tratar de uma oportunidade onde todos tem o direito de participar da elaboração de metas e tomada de decisões no âmbito da educação básica dos municípios." frisou a secretária de educação .

Segundo  Elizângela Chagas a conferência  realizada em São João da Canabrava contou com a participação de vários segmentos da  sociedade para acompanhamento do desenvolvimento da educação do município.

"Realizamos com êxito a nossa conferência visto a ampla participação dos diversos segmentos da sociedade,  dos gestores públicos e dos atores que envolvem a educação municipal. Foi uma oportunidade valiosa onde pudemos fazer um  acompanhamento e monitoramento do Plano Municipal de Educação" finalizou Elizângela, secretária de educação.

 

A educadora Samara Martírios proferiu palestra onde detalhou os principais pontos do Plano Nacional de Educação.

Ao termino do evento foram  eleitos 12 delegados que irão representar o município na conferência intermunicipal, que será realizada este mês na cidade de Picos

Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Zito Veloso, o secretário de Administração, José Gregório, representando o Conselho Tutelar, Maria de Fátima Sousa, e educadores da rede estadual de ensino. 

Serviços ao Cidadão

Login

Siga-nos no Facebook

Template Settings

Color

For each color, the params below will be given default values
Blue Dark_Blue Cyan Purple Green Tomato Yellow

Body

Background Color
Text Color

Spotlight10

Background Color

Footer

Note: Layout Contact-Us is applied only for menu Contact Us and menu About Us.
Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction